Netbook x Tablet: qual é o melhor para você?

25 de mar. de 2013




Esse artigo é um oferecimento da equipe do Magazine Luiza ao Gruta Nerd.


Destaques no mercado da tecnologia, os dispositivos portáteis fizeram sucesso entre os usuários devido ao fato de proporcionarem comodidade. Nesse sentido, aparelhos como os tablets e netbooks chamaram a atenção do consumidor, ampliando as opções de quem busca por recursos práticos na hora de desenvolver tarefas cotidianas (como acessar os e-mails, por exemplo).
Variando entre marcas e modelos, porém, a escolha entre tablets e netbooks tornou-se, até mesmo complicada. Para facilitar essa questão, portanto, conhecer um pouco mais sobre o que cada um deles tem a oferecer é sempre uma boa alternativa.
Mobilidade: Além da tecnologia, os tablets conquistaram o usuário devido ao fato de permitirem serem levados em bolsas, mochilas e, até mesmo, em pequenas pastas. A comodidade fica completa quando considerado o peso do aparelho, leve e prático. Já os netbooks, tendem a ser um pouco mais pesados, porém, a acomodação do aparelho também é simples, podendo ser carregado para lugares distintos através de bolsas e mochilas.





Tamanho da tela: Aqui, as variações não são muitas. Os tablets costumam ter de 7 a 11 polegadas, enquanto os netbooks circulam entre 8 a 12 polegadas.
Interação: O forte dos tablets está justamente no seu alto potencial de interação. Devido à tela touchscreen, o aparelho permite uma navegação mais interativa e intuitiva, proporcionando experiências divertidas ao usuário – especialmente, quando se trata do uso de aplicativos, games e visualização de fotos, por exemplo.
Nesse aspecto, em particular, os netbooks deixam a desejar se comparados aos tablets. Em contrapartida, contam com outros recursos capazes de compensar a diferença.
Digitação: Digitar em um tablet pode se tornar uma árdua tarefa. Para quem não está acostumado, nada compensa a presença de um bom teclado. Por questões de praticidade e conforto, portanto, o netbook sai na frente, facilitando a digitação de grandes blocos de texto e edição de determinados documentos, como formulários e tabelas, por exemplo.
Capacidade de processamento: Com uma capacidade maior de desempenho, os netbooks permitem a instalação de certos programas mais bem elaborados e suportam o armazenamento de um grande número de arquivos – podendo até ser usado em ambiente profissional. O tablet, por sua vez, tende a ser mais frágil e recomendado para tarefas que não exigem grande desempenho do sistema, como navegação web e atividades de entretenimento.
Custo x benefício: Comumente, os tablets são mais caros se comparados aos netbooks. As variações seguem de acordo com o modelo, fabricante e especificações técnicas, é claro, mas também exigem um maior planejamento de orçamentos.
Na dúvida entre qual modelo escolher, a dica essencial continua sendo buscar pela opção que melhor se encaixa às suas necessidades. Por isso, pesquisa nunca é demais, a fim de encontrar o tablet ou netbook certo para o seu caso.
Crédito da imagem: Flickr.




Então é isso Exploradores, se vocês quiserem saber mais sobre a gruta
Curta nossa página no Facebook ~> www.facebook.com/grutanerd
E nos siga no twitter ~> @Grutanerd
Blog Widget by LinkWithin